Olá, sejam bem vindos!

“Vivemos numa época perigosa. O homem domina natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo.”

domingo, 8 de janeiro de 2012

Chico Mendes - Sua luta com a causa ambiental .


Chico Mendes - Sua luta com a causa ambiental
 
Em 22 de dezembro de 1988, um tiro de espingarda tirou a vida daquele que foi o pioneiro da luta pela causa ambiental. Chico Mendes foi assassinado por defender os direitos dos povos da floresta e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Os conflitos que resultaram em sua morte surgiram com a migração de fazendeiros do sul para o norte do país, com a finalidade de concretizarem o equivocado Projeto de Colonização da Amazônia, concebido pelo Estado a partir da década de 1970. Isso tiraria o sustento daqueles que tradicionalmente sobreviviam com os recursos naturais, além de contribuir para a degradação da floresta e a indigência dos povos que ali habitam. Como instrumento de resistência, o movimento liderado por Chico Mendes ficou famoso por seus empates: seringueiros, ribeirinhos e indígenas promoviam, de mãos dadas, um grande abraço à área a ser derrubada, empatando a destruição.
Essa luta ganhou proporções internacionais e grande exposição na mídia estrangeira, levando Chico Mendes a receber o prêmio Global 500, da Organização das Nações Unidas, em 1987. Chico introduziu na agenda política a questão da preservação da Amazônia e plantou as bases para a constituição da Aliança dos Povos da Floresta, que uniu extrativistas e indígenas (grupos que até então viviam em conflito) num interesse comum de resistência em favor da utilização sustentável dos recursos naturais.
Chico Mendes conseguiu enxergar à frente de seu tempo questões que hoje, 20 anos depois, permanecem atuais, e quase todas as suas idéias puderam ser ratificadas pela história dos anos subseqüentes. Apenas uma foi falseada: ele acreditava que sua morte provocaria o silêncio das vozes da floresta. Ao contrário, o que se vê hoje é que, como fruto de sua luta, essas vozes ecoam cada vez mais alto e mais longe, atestando que Chico Mendes vive.


Escrito por Fabiana Mendes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário