Olá, sejam bem vindos!

“Vivemos numa época perigosa. O homem domina natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo.”

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cuidado com os Dentes

Cuidado com os Dentes
Mantenha seus dentes limpos
Nossa primeira dentição é formada a partir dos seis meses de idade, com os dentes de leite. Esses vão nascendo aos poucos, até a criança ter 20 desses dentes provisórios.

Os pais devem cuidar da boca do bebê, fazendo sua higienização, mesmo sem dentes. Após o nascimento dessas estruturas, devem incentivar o filho a escová-las.

A partir dos quatro anos, os dentes de leite vão sendo trocados por dentes definitivos. A dentição adulta tem até 32 dentes.


Os dentes rasgam, trituram e misturam os alimentos com a saliva, para que eles sejam aproveitados pelo nosso organismo, para saciar a fome e fornecer nutrientes.

Devemos escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo também o uso de fio dental. Com isso evitamos as cáries, as inflamações da gengiva e o mau hálito (bafo com mau cheiro).

Visitar um dentista também é importante, pois ele é o profissional que faz os tratamentos necessários, como limpeza profunda, aplicação de flúor, tratamento das cáries; e ensina como fazer a escovação correta.


Comer doce e beber refrigerante não é bom para os dentes, pois o açúcar desses alimentos fica armazenado na boca, atraindo as bactérias. Essas bactérias, ao se alimentarem dos resíduos que estão nos dentes, liberam substâncias capazes de corroer os dentes, ou seja: formar buracos neles. Tais buracos são chamados de cáries.
Ter cárie é muito ruim, pois o dente cariado dói, nos incomoda muito e pode ser completamente destruído. Por isso, nunca se esqueça dos cuidados que deve ter com os dentes!


Curiosidade:


A primeira escova de dentes que temos notícias foi feita pelos egípcios, há mais de 5000 anos. Ela era um ramo de planta desfiado, e suas fibras eram esfregadas contra os dentes. A escova de dentes com cerdas de náilon, tal como conhecemos, foi criada nos Estados Unidos, em 1938.

Por Jussara de Barros, pedagoga
E Mariana Araguaia, bióloga especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Como cuidar do meio ambiente

Como cuidar do meio ambiente
Cuidar do meio ambiente é cuidar da Terra
Meio ambiente, segundo o dicionário Míni Aurélio, significa o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Assim, o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitos; mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem.
Considerando o que foi dito, e sabendo da relação existente entre todos os seres vivos e não vivos, é importante respeitar o meio ambiente.
Algumas dicas:
- Evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.
Mais sério ainda é o desperdício de alimentos, jogados fora ao mesmo tempo em que inúmeras pessoas morrem de fome. Tal tipo de lixo forma uma substância líquida chamada chorume, que pode penetrar na água subterrânea, contaminando-a. Além disso, por se tratar de restos de comida, esse material atrai animais que podem provocar doenças, como ratos e baratas. Considerando que muitas pessoas têm contato direto com o lixo, o resultado não é nada legal.
Evitar o desperdício é uma forma de cuidar do meio ambiente.
Evitar o desperdício é uma forma de cuidar do meio ambiente.
Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, e a torneira da pia enquanto escova os dentes; e apagar a luz ao sair de um cômodo; também são excelentes atitudes.
- Reaproveitar materiais. Isso porque, como foi dito, tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza. Assim, ao invés de comprar algo novo, reutilizando o que temos, estamos poupando o meio ambiente.
Você enjoou daquele brinquedo que ainda está em boas condições de uso? Que tal trocar com seu colega, por outro, ao invés de comprar algo novo? Quanto ao papel de desenho, não seria bacana utilizar os dois lados da folha, antes de pegar uma nova?
Reaproveitar é outra forma de cuidar do meio ambiente.
Reaproveitar é outra forma de cuidar do meio ambiente.
- Direcionar o lixo de forma correta. Você já viu o quanto fica feio o local em que estamos, quando ele está cheio de lixo? Pois é, além de atrapalhar o visual, o lixo lançado em lugar incorreto pode provocar diversos problemas, além dos que foram apontados no item anterior: o entupimento de bueiros, por exemplo. Tal fato faz com que, durante as chuvas, a água não escoe direito. O resultado? Inundações, transbordamento de rios (inclusive os poluídos), doenças, etc.
- Depois de considerar isso tudo, reciclar. Reciclar é um gesto muito legal que uma pessoa pode fazer pelo meio ambiente. No entanto, para reciclar materiais, as indústrias também precisam de muita matéria-prima da natureza. Assim sendo, é importante, primeiramente, evitar o consumo exagerado e o desperdício e reaproveitar o que podemos para, depois, considerar a reciclagem.
Para que um material seja reciclado, é bom que ele seja separado em local adequado. Na sua casa, por exemplo, você pode reservar um cantinho para separar o papel; e reaproveitar uma caixa de papelão para separar os outros materiais recicláveis, como plástico, vidro e alumínio (lavados, para impedir a proliferação de animais transmissores de doenças). Depois disso, tais materiais podem ser doados a um catador, alguma instituição beneficente ou, caso sua cidade tenha, ao serviço de reciclagem local. Entregar para catadores é uma alternativa legal porque permite que tais pessoas deixem de trabalhar nos lixões, tendo uma vida um pouco mais digna, já que não estarão mais expostas a um grande número de doenças e possibilidades de acidentes.
Curiosidade:
Você sabia que conservação e preservação são expressões diferentes?
- Preservar significa deixar um local intocável, sem muitas alterações.
- Conservar significa utilizar o que temos, mas de forma racional, dando tempo para a natureza se recompor.
Cuidar do meio ambiente, tal como conversamos neste texto, está mais relacionado a conservar. Isso porque, como falamos, o consumo requer o uso da natureza e, desta forma, não há como deixá-la intocável.
Nesse contexto, surgiu uma expressão: desenvolvimento sustentável, que significa a utilização dos recursos naturais sem comprometer quem vive hoje, nem as próximas gerações de seres vivos que habitarão nosso planeta Terra.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Como é fabricado o papel?


Como é fabricado o papel?
Você já parou pra pensar em como o papel é feito?

Você sabe de onde vem o papel em que nós escrevemos e desenhamos?
Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
O papel é feito a partir da celulose do eucalipto
O papel é feito a partir da celulose do eucalipto
Depois de picadinhos, os pedacinhos de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Junto com os pedacinhos de madeira são colocadas algumas substâncias químicas. Depois de algumas horas cozinhando, tem-se uma pasta de celulose. Essa pasta passa por um processo de lavagem para retirar as substâncias químicas e as impurezas.
Após retirar todas as substâncias químicas e as impurezas da pasta de celulose, ela é levada para uma máquina chamada mesa plana, que irá transformar essa pasta de celulose em uma folha contínua e lisa sobre uma grande esteira rolante.
A grande folha, movida pela esteira rolante, passa por rolos que irão prensar, retirar o excesso de água, compactar e alisar o papel. Depois desse processo, a grande folha de papel passa por um equipamento chamado de enroladeira, onde ela será enrolada.
O papel é enrolado, formando grandes rolos de papel
O papel é enrolado, formando grandes rolos de papel
Depois de enrolado, o papel passa por bobinas que irão cortá-lo seguindo padrões de tamanho e gramatura. Depois, as máquinas empacotadeiras separam a quantidade de folhas em cada pacote, e colocam cada pacote em caixas.
Posteriormente, as caixas serão levadas para livrarias, papelarias, lojas de informática e supermercados, onde serão comercializadas.
Depois de pronto, o papel é colocado em pacotes e passa a ser chamado de resma
Depois de pronto, o papel é colocado em pacotes e passa a ser chamado de resma

Paula Louredo
Graduada em Biologia
Ar
Podemos sentir o ar quando ele está em movimento.
 
O AR

Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar.

O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.

Os principais gases encontrados no ar.
Os principais gases encontrados no ar.

Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos.

Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz.


Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

A entrada e saída do ar.
A entrada e saída do ar.

O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:

- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem);
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.

Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.
Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.

Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de saúde. As doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.

Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe EScola Kids
Os recursos naturais são aqueles que compõem a formação dos lugares, sem a intervenção do homem, e garantem a vida na Terra - a luz do Sol e o calor, a água, o solo, o ar, os animais e as plantas.

Através do SOL recebemos luz e calor, pois esse astro está próximo da Terra e os raios emitidos podem nos alcançar. Essa luz, ao atingir a Terra, fornece calor para os seres vivos e não vivos.

A Terra gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação) num período de 24 horas, fato que proporciona a existência dos dias e das noites, pois durante esse movimento, parte da superfície da Terra está direcionada para o Sol (dia) e a outra parte não recebe a luz solar (noite).

Sem o Sol, a Terra não seria iluminada e seria muito fria, talvez nem existisse vida em nosso planeta.
A ÁGUA é muito importante para a vida no planeta, pois ela ocupa a maior parte da superfície da Terra.

Mas nem toda água é doce e pronta para o consumo humano. Pelo contrário, a maior quantidade de água do planeta é salgada, vinda dos mares e oceanos.

Se fizéssemos uma representação da quantidade de água doce e salgada no planeta, ficaria assim:

Azul (Água doce) - Verde (Água salgada) 
Hoje em dia, o abastecimento da água do planeta está comprometido, em razão da poluição causada pelo homem. Todos os dias grandes quantidades de lixos, esgotos e produtos químicos são jogados nos rios e mares, poluindo as águas.
Se não criarmos consciência de que a natureza precisa ser respeitada, há o risco de não termos mais água no planeta.
O AR é um recurso natural composto de diferentes gases, como o oxigênio; é essencial para a vida, pois precisamos dele para respirar, abastecendo nosso corpo das quantidades necessárias para o seu funcionamento.

As grandes quantidades de poluição, causadas pelo homem, também tem prejudicado a qualidade do ar que respiramos. Por isso é comum vermos pessoas com problemas respiratórios.

As indústrias são bastante responsáveis pela poluição do ar, assim como as queimadas e o aumento de automóveis que circulam pelas cidades.

O SOLO é a parte da superfície terrestre em que vivemos, é o chão onde pisamos. Através do Solo podemos cultivar materiais necessários para a sobrevivência humana, como os alimentos.

O Solo bom, em perfeito estado de conservação, abriga espécies animais, como as minhocas, os tatus, etc.

Quando o Solo é destruído, os ventos e as chuvas arrastam seus componentes para outros locais, causando a erosão ou grandes buracos. Dessa forma, o Solo fica desprotegido, desmatado, existindo pouca possibilidade de abrigar plantas maiores.
OS SERES VIVOS também são recursos da natureza.
Para se conservar os recursos naturais, devemos manter algumas atitudes de proteção a eles, como:

- não poluir os ambientes naturais, evitando jogar lixo pelas ruas, estradas, lagos, rios e mares;
- não derrubar árvores;
- fazer menor uso de automóveis, procurando andar a pé, de bicicleta ou em transportes públicos;
- não matar seres vivos, etc.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Os recursos naturais são aqueles que compõem a formação dos lugares, sem a intervenção do homem, e garantem a vida na Terra - a luz do Sol e o calor, a água, o solo, o ar, os animais e as plantas.

Através do SOL recebemos luz e calor, pois esse astro está próximo da Terra e os raios emitidos podem nos alcançar. Essa luz, ao atingir a Terra, fornece calor para os seres vivos e não vivos.

A Terra gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação) num período de 24 horas, fato que proporciona a existência dos dias e das noites, pois durante esse movimento, parte da superfície da Terra está direcionada para o Sol (dia) e a outra parte não recebe a luz solar (noite).

Sem o Sol, a Terra não seria iluminada e seria muito fria, talvez nem existisse vida em nosso planeta.
A ÁGUA é muito importante para a vida no planeta, pois ela ocupa a maior parte da superfície da Terra.

Mas nem toda água é doce e pronta para o consumo humano. Pelo contrário, a maior quantidade de água do planeta é salgada, vinda dos mares e oceanos.

Se fizéssemos uma representação da quantidade de água doce e salgada no planeta, ficaria assim:

Azul (Água doce) - Verde (Água salgada) 
Hoje em dia, o abastecimento da água do planeta está comprometido, em razão da poluição causada pelo homem. Todos os dias grandes quantidades de lixos, esgotos e produtos químicos são jogados nos rios e mares, poluindo as águas.
Se não criarmos consciência de que a natureza precisa ser respeitada, há o risco de não termos mais água no planeta.
O AR é um recurso natural composto de diferentes gases, como o oxigênio; é essencial para a vida, pois precisamos dele para respirar, abastecendo nosso corpo das quantidades necessárias para o seu funcionamento.

As grandes quantidades de poluição, causadas pelo homem, também tem prejudicado a qualidade do ar que respiramos. Por isso é comum vermos pessoas com problemas respiratórios.

As indústrias são bastante responsáveis pela poluição do ar, assim como as queimadas e o aumento de automóveis que circulam pelas cidades.

O SOLO é a parte da superfície terrestre em que vivemos, é o chão onde pisamos. Através do Solo podemos cultivar materiais necessários para a sobrevivência humana, como os alimentos.

O Solo bom, em perfeito estado de conservação, abriga espécies animais, como as minhocas, os tatus, etc.

Quando o Solo é destruído, os ventos e as chuvas arrastam seus componentes para outros locais, causando a erosão ou grandes buracos. Dessa forma, o Solo fica desprotegido, desmatado, existindo pouca possibilidade de abrigar plantas maiores.
OS SERES VIVOS também são recursos da natureza.
Para se conservar os recursos naturais, devemos manter algumas atitudes de proteção a eles, como:

- não poluir os ambientes naturais, evitando jogar lixo pelas ruas, estradas, lagos, rios e mares;
- não derrubar árvores;
- fazer menor uso de automóveis, procurando andar a pé, de bicicleta ou em transportes públicos;
- não matar seres vivos, etc.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids